quinta-feira, 12 de junho de 2008

Divagando sobre Takai, Nara e Zé Kéti

Outro dia no carro de uma colega da faculdade, que não é ligada nem em samba e tampouco em bossa nova, escutei a música “Diz que fui por aí” do Zé Kéti, cantada na voz da Fernanda Takai. Outro amigo meu me disse que escutou essa mesma versão, gostou (e achou impossível ter escutado alguma coisa boa que viesse de alguém do Pato Fú) e foi ver de quem era.

Não estou aqui para propor a discussão se o disco da Fernanda Takai que homenageia a Nara Leão é bom ou não. O que eu quero dizer é que tem uma grande quantidade de pessoas escutando Zé Kéti por conta disso. É certo que algumas estão escutando e sequer estão preocupadas em saber de quem é a música. Outras ainda vão até olhar o compositor no encarte, mas ficarão por isso mesmo. E ainda haverá aquelas que vão ir atrás da obra de Zé Kéti e começarão a abrir a cabeça para um outro tipo de música.

Outra coisa que me passou pela cabeça, é como deve ter sido na época em que a Nara Leão gravou essa música. Acho que deve ter sido parecido com o que vem acontecendo, porém em proporções muito maiores.

Enfim, não gostei da versão da Fernanda, mas que é legal chegar para alguém que tem aquela ponta de preconceito (não só com o samba, mas com tudo que é um pouco mais antigo), encher a boca e dizer: “Isto é Zé Kéti!”.

Do samba a bossa nova, da bossa nova ao pop. Ouça aqui as versões citadas acima!


E você o que achou da regravação da Fernanda Takai cantando Zé Kéti?

2 comentários:

Fel Mendes disse...

Se não me engano a Nara ia gravar um disco que se chamaria "Nara, a rainha da bossa nova", quando ouviu essa música, mais uma do Cartola e outra do Nelson Cavaquinho. Se apaixonou e preferiu deixar a alcunha de lado para gravar esses três sambas. Eu, sinceramente, prefiro o próprio Zé cantando.

Não posso negar que o timbre de voz da Takai me agrada, mas essa bateriazinha de fundo com umas viradinhas bestas prejudica um pouco.

Unknown disse...

Bom...Eu acho uma bosta sonora...Abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...