quarta-feira, 11 de junho de 2008

O publicitário Cartola

Muito me estranhou saber que Fernando Pessoa já tinha feito um anúncio para a Coca-Cola: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!". Por isso, quando me deparei com Cartola fazendo samba para uma alfaiataria, talvez o susto tenha sido menor.

Isso mesmo. Foi em 1940, quando Cartola já havia passado por momentos muito difíceis e gozava de certo prestígio, fazendo o programa “A Voz do Morro”, na rádio Cruzeiro do Sul.

Ao lado de Paulo da Portela, os dois faziam o programa que ia ao ar todas as terças-feiras e era apresentado por Paulo Roberto e José Roberto.

Como o patrocínio era da Alfaiataria A Cidade, os compositores lhe fizeram um belo jingle, cujo arquivo sonoro provavelmente se perdeu:

Vestir bem gastando pouco
Eis um problema louco
Que nós temos a resolver
Prestem atenção
Estou autorizado a dizer
Pagando só o feitio
Eis um plano inteligente
De uma casa aqui no Rio
Não pode haver
Maior felicidade
Só na Alfaiataria A Cidade

Para saber mais sobre a roupa da malandragem leia o belo artigo do professor Gilmar Rocha, do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Juliano Coelho disse...

Fiquei curioso para saber qual o anúncio feito pelo Fernando Pessoa. É esse mesmo do "estranha-se?". Tá legal o blog, heim, irmãos mendes e paula. Parabéns aí. Sério, o trampo tá bem feito.

Abração

Fel Mendes disse...

A peça publicitária de Pessoa era essa mesmo! Preciso ele, hã?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...