terça-feira, 27 de outubro de 2009

Samba sobre nada

Elton Medeiros nasceu em 1930, no Rio de Janeiro. A cidade fervia musicalmente e aos oito anos o menino já vivia batucando pelos cantos. Até que um dia, seu irmão Achilles chegou para Elton e disse. – “Você fica aí batucando, porque não faz um samba?”.

Ele resolveu arriscar. O resultado foi uma colcha de retalhos, um monte de frases reunidas sob uma interessante linha harmoniosa. O sambinha era mais ou menos assim:
O Brasil vai ser campeão,
Se minha nega não me abandonar
Agora eu vou à praia pra nadar,
Se ela aparecer eu vou pro futebol.
Eu tenho esperança que ela vai voltar

Achilles não aprovou o produto final. “Elton, você é burro! Não sabe que um samba tem que contar uma historinha? Inventa, conta história e vai contando...”, disse. Mesmo assim, Achilles não deu tempo para o irmão se redimir e burilou a letra, aproveitando a melodia.

Anos depois, na metade da década de 1960, Elton Medeiros gravou um samba que não fala de nada. É isso mesmo. Um samba sem assunto nenhum, que ficou com o nome de "Samba Original". A música que está no disco "Samba na Madrugada", pode ser ouvida abaixo:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...