quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Parcerias brasileiras de Mercedes Sosa

Três dias depois de seu falecimento, vale ainda fazer uma homenagem em forma de post à grande cantora e mulher que ficou conhecida como ‘La Negra’, devido a cor escura dos cabelos.

Não somente porque Mercedes Sosa foi dona de uma das vozes mais representativas do cancioneiro popular argentino e da América Latina e gravou mais de 40 álbuns, mas vale lembrar de suas parcerias com importantes músicos brasileiros como Caetano, Chico, Milton e Beth Carvalho.

No dueto com Beth Carvalho, foi a sambista quem mais se adaptou ao universo da cantora argentina. Elas não repicaram, mas uniram suas vozes cantando juntas ‘Solo le pido a Dios’, no Rio de Janeiro em 1986. A faixa, típica música latino americana de protesto, entrou para o disco ‘Beth’, do mesmo ano.

O auge da popularidade de Mercedes Sosa no Brasil foi na década de 70. A cantora defendeu através de sua música, a liberdade e ampliação de direitos humanos em período de forte opressão militar no cenário latino americano.

Em 1980, a cantora gravou o álbum ‘Ao Vivo no Brasil’ e em 1982 teve um outro disco montado só para o mercado brasileiro, ‘Gente Humilde’, puxado pela faixa-título de Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Garoto.

A última parceria brasileira de Mercedes Sosa foi em 2007, com Maria Rita. Além de ‘Insensatez’ de Tom e Vinícius de Moraes, as duas cantaram canções de Milton Nascimento, como ‘Coração de Estudante’ e ‘Encontros e Despedidas’.

3 comentários:

Ênio disse...

Mercedão tava a cara do Jabba the Hutt!

Camilla Dias Domingues disse...

Grande perda!
A que eu mais gosto é a parceria com Milton Nascimento na música "Sueño con Serpientes" do álbum de Milton "Sentinela" de 1980.

Olga disse...

Que bacana esse encontro.

Mercedes cantando "Años", com Fagner, sempre me faz chorar.

Que bela voz e belo canto tinha Mercedes. Fará falta, ainda mais no mundo atual, infestado de artistas de araque.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...