sexta-feira, 7 de maio de 2010

O peso da idade, de uma forma leve

A imensa maioria de sambas que eu conheço falando da velhice tratam-na como se fosse um peso da vida. Há, em geral, um sentimento de que a mocidade ficou para trás e que agora resta carregar os problemas nas costas frágeis da velhice.

Até que ouvi o samba "Minha Ilusão", lindamente interpretado por Dominguinhos no disco "Domingo, Menino Dominguinhos", de 1976. Nele, há sim a presença do inevitável peso dos anos, mas há mais do que uma resignação. Dominguinhos, que sempre teve um ar de bem com a vida canta assim, tornando mais leve o tema: "Eu não sou culpado dessa idade avançada. A velhice foi um presente que a vida me deu".

Minha Ilusão


Minha ilusão já terminou
Pois o meu cabelo embranqueceu
O que era lindo para mim hoje é singelo
Só a esperança não morreu
Eu não sou culpado dessa idade avançada
A velhice foi presente que a vida me deu
Até os meus amores que eram muitos acabaram
E os elogios das mulheres se esgotaram
Só a minha mãe não me apaga de sua lembrança
Diz que eu fiquei velho, mas continuo criança
A realidade já tomou conta de mim
Pra que chorar se essa vida é mesmo assim?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...