segunda-feira, 17 de maio de 2010

Disco da semana: Diplomacia - Batatinha


Peguei um trecho de uma reportagem do Correio da Bahia, de 05/10/2003, para ilustrar um pouco sobre o disco desta semana.

A morte impediu o artista de ver pronto seu único CD, Diplomacia, no qual vinha trabalhando firme, apesar da doença. O resultado final, que ele não pôde conhecer, é emocionante. Batatinha defende seus sambas com amor e brilho, apesar da voz debilitada. "Ele cantou com muito sentimento", observa Paquito, um dos produtores do disco, ao lado de Jota Velloso. Admiradores de Batatinha há muito tempo, eles tiveram a idéia de produzir o CD a partir de um debate sobre música baiana. Durante as discussões, Batatinha foi citado como exemplo de artista baiano de qualidade que não recebia a devida atenção. Jota Velloso e Paquito decidiram, então, produzir um CD dele. Eles ainda não sabiam que o artista estava doente.

"Quando a gente procurou Batatinha, ele estava muito debilitado. Mas, com o tempo, ele foi ficando animado", conta Paquito. No bate-papo com os produtores, o sambista trouxe à tona cerca de 70 músicas, a maioria inéditas. A partir daí, eles selecionaram o repertório e começaram a gravar. Infelizmente, enquanto as gravações andavam, a doença também avançava. Mas o desejo de concluir o disco era tão forte que Batatinha chegou a faltar a uma consulta médica para não perder uma sessão de gravação. O esforço valeu. Ele conseguiu gravar todas as faixas previstas, menos uma: a música Espera, parceria com Ederaldo Gentil.


Músicas:
1-Depois eu volto
(J. Luna - Batatinha)
2-Conselheiro
(Batatinha - Paulo César Pinheiro)
3-Direito de sambar
(Batatinha)
4-Pra todo efeito
(Lula Carvalho - Batatinha)
5-Bebê diferente
(Batatinha)
6-De revólver não
(Batatinha)
7-Hora da razão
(J. Luna - Batatinha)
8-Bolero
(Roque Ferreira - Batatinha)
9-Imitação
(Batatinha)
10-Jajá da Gamboa
(Batatinha)
11-Fala de Batatinha
• Ministro do Samba (Batatinha)
12-Ironia
(Batatinha - Ederaldo Gentil)
13-Zé de Loca
(Batatinha)
14-Toalha da saudade
(J. Luna - Batatinha)
15-Diplomacia
(J. Luna - Batatinha)
• Só eu sei (Batatinha-J. Luna)
• Fala de Batatinha
16-Bolero
(Roque Ferreira - Batatinha)
17-Foguete particular
(Batatinha)

Baixe esse disco no Som do Roque.

Um comentário:

Fábio disse...

Pois é um outro excelente disco da obra de batatinha é o Direito de Sambar cantado pela Adriana Moreira, impressionante este blog hei.. Forte abraço pessoal..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...