sexta-feira, 1 de maio de 2009

Kolombolo: Resistência do povo paulista

Definir o Grêmio Recreativo Kolombolo Diá Piratininga como um simples cordão carnavalesco é ignorar as outras atividades propostas. De fato o Kolombolo, que surgiu em 2002, tinha inicialmente a proposta de resgatar a atividade dos antigos cordões. Além disso, os fundadores Renato Dias e Max Frauendorf tinham o objetivo de fazer o carnaval na rua, com a única preoucupação de se divertir e brincar. Como manda a legislação de Momo. Veja o que diz Max Frauendorf:

"[...]Não esqueceremos jamais da essência sambista que é sonhar, mas não permitiremos que a nossa cultura seja medida pela régua do mercado, nem que a nossa comunidade tenha o seu esforço criativo e cultural comercializado em prol de uma minoria. Não viemos disputar nenhum concurso carnavalesco, viemos apenas para recolocar o ser humano, agente de sua cultura, sob o foco principal de nossos esforços sambísticos. [...]"

A coisa deu certo e cresceu. Hoje o Kolombolo, além de botar o Cordão na rua nos carnavais, ainda mantém outros diversos projetos paralelos e de grande importância, como registros fotográficos e audiovisuais, produção de discos de expoentes do samba paulista, oficinas culturais e rodas de samba etc.

Só teremos noção da importância do trabalho realizado pelo pessoal do Kolombolo daqui alguns anos, mas é fato que eles são um dos grande pólos de resistência das manifestações paulistas, e atacando em todas as frentes.

Ouça aqui algumas músicas do Cordão do Kolombolo.

Veja abaixo os outros eventos realizados pelo Kolombolo:
  • Praça do Samba - todo último domingo do mês, na Rua Belmiro Braga, s/nº, das 14 às 20h.
  • Encontro da Ala de Compositores, toda sexta-feira, das 19h às 22h, na Rua Belmiro Braga, 164.
  • Roda de samba da Ala de Compositores do Kolombolo todas as quartas no Teatro da vila, das 20h às 22h - E.E. Maximiliano, rua Jericó, 256.
  • Conexão Kolombolo e Quilombolas: todo 1º domingo do mês, roda de samba na sede da Ponte Preta do Jardim Leme, em Taboão da Serra das 18h às 21h.
Atualmente, os discos lançados pelo Kolombolo são:
  • Toniquinho Batuqueiro.
  • Embaixada do Samba Paulistano.
  • Tias Baianas Paulistas.
  • Velha Guarda da Unidos do Peruche.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...