segunda-feira, 18 de maio de 2009

Disco da semana: 1974 - Adoniran Barbosa


Este é o primeiro disco gravado por Adoniran Barbosa. Algumas pessoas podem olhar a lista de músicas e considerar um disco batido. Entretanto a presença de clássicos mais que consagrados como "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Iracema" ganham mais dramaticidade na voz de seu compositor. 

Chamo também a atenção para os músicos do disco, que deixam a batucada redondinha: Xixa no cavaquinho, Marçal na percussão, Miranda e Theo de Barros no violão. Os arranjos ficaram por conta de José Briamonte. A única música que não utiliza uma cozinha típica de samba é "Bom Dia Tristeza". Nela foram utilizados violinos e violoncelos.

Quero destacar os sambas "Prova de Carinho", uma parceria de Adoniran e Hervé Cordovil e "Apaga o Fogo Mané", um samba que segundo Paulo Vanzolini "diz mais sobre São Paulo do que quaisquer sete volumes de enciclopédia".

Músicas:
1- Abrigo de vagabundos (Adoniran Barbosa) 
2- Bom dia tristeza (Adoniran Barbosa / Vinicius de Moraes)
3- As mariposas (Adoniran Barbosa)
4- Saudosa maloca (Adoniran Barbosa)
5- Iracema (Adoniran Barbosa)
6- Já fui uma brasa (Adoniran Barbosa / Marcus César)
7- Trem das onze (Adoniran Barbosa)
8- Prova de carinho (Adoniran Barbosa / Hervé Cordovil)
9- Acende o candieiro (Adoniran Barbosa)
10- Apaga o fogo Mane (Adoniran Barbosa)
11- Véspera de natal (Adoniran Barbosa)
12- Deus te abençoe (Peteleco)

Baixe esse disco no Um Que Tenha.

Um comentário:

Carlito Rosa disse...

Adoniran estã para Sao Paulo assim como o Cristo Redentor estã para o Rio, a Tour Eiffel para Paris,o Taj Mahal para a India e a Estatua da Liberdade para os EUA.Pura traduçao de um povo, de uma gente que cai, mas se levanta e segue em frente,sacodindo a poeira com a alma repleta de chao.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...