quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ao dia da Consciência Negra

Através do belíssimo Jongo de Wilson Moreira e Nei Lopes, o Vermute com Amendoim celebra o dia da consciência negra.

Jongo do Irmão Café (Wilson Moreira / Nei Lopes)




Auê, meu irmão café!
Auê, meu irmão café!
Mesmo usados, moídos, pilados, vendidos, trocados, estamos de pé:
Olha nós aí, meu irmão café!

Meu passado é africano
Teu passado também é.
Nossa cor é tão escura
Quanto chão de massapé.
Amargando igual mistura
De cachaça com fernet
Desde o tempo que ainda havia
Cadeirinha e landolé
Fomos nós que demos duro
Pro país ficar de pé!

Auê, meu irmão café!
Auê, meu irmão café!
Mesmo usados, moídos, pilados, vendidos, trocados, estamos de pé:
Olha nós aí, meu irmão café!

Você, quente, queima a língua
Queima o corpo e queima o pé
Adoçado, tem delícias
De chamego e cafuné
Requentado, cria caso,
Faz zoeira e faz banzé
E também é de mesinha
De gurufa e candomblé
É por essas semelhanças
Que eu te chamo "Irmão Café"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...