segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Preconceito ou ignorância?

E quando a arte acaba esbarrando na falta de conhecimento ou no puro preconceito? Belas obras se tornam clichês burros e grandes nomes se afundam na própria ignorância.

Foi isso o que aconteceu com o ótimo animador Alex Budovsky. Em 2004, usando a música "Aquarela do Brasil", do mestre Ary Barroso, este russo demonstrou que tem muita capacidade com os softwares, mas lhe sobra etnocentrismo. Posso estar variando, mas ao colocar um macaquinho de shorts e chapéu palhinha cantando esta obra prima do nosso cancioneiro, Alex cometeu uma imensa falha.



Para quem quiser falar com o fulano, o twitter dele é: http://twitter.com/budovskiy

7 comentários:

Juliano R. disse...

Fel,

Acho que você exagerou. Não tem nada de preconceito neste vídeo!

Olga disse...

Preconceito ou ignorância? Talvez os dois. Alguns preconceitos surgem da ignorância.

Macaquinho vestido foi, no mínimo, de mau gosto.

Artur de Bem disse...

Se vocês estão falando de alguma provável comparação do macaco com um negro, também acho que foi exagero do blog. Não vi nada de preconceituoso.

Acho que a sacanagem tá na música.
Não entendo muito de inglês, mas acho que a palavra "Brasil", que é citada várias vezes na música original, não foi cantada nesta versão.
Ou é uma outra letra, usando a melodia do Ary, com autorização, espero.

Fel Mendes disse...

Olá Artur!

O macaco não significa, ou teria que significar, necessariamente o negro brasileiro, mas sim o esterótipo do brasileiro.

Não foi apenas uma vez que, conversando com estrangeiros, me perguntaram se andávamos no meio da selva ao lado de macacos. Não são todos os gringos, mas alguns realmente ainda mantém uma imagem de um país selvagem. É mais ou menos o que alguns de nós pensamos sobre alguns países da África.

Por pura ignorância, e eu prefiro acreditar nisso do que no preconceito, o Bodovxkiy achou que o país é uma república selvagem.

Uma pena.

Artur de Bem disse...

É... entendo... mas ainda sim não creio que tenha sido tão ruim. Foi um macaco... o desenho todo tem animais, fora o marinheiro.

Se me perguntarem um animal pra representar o Brasil, poderia dizer jacaré do papo amarelo, tamanduá bandeira, gato do mato, onça.... o macaco ficaria meio longe das primeiras posições... mas, talvez, o jacaré não consiga fazer movimentos que o macaco conseguiria no desenho...

ah... sei lá tmb...

Pior foi o desenho dos Simpsons no Brasil, que até hoje eu não vi, mas dizem que era horrível.

Unknown disse...

Não acho que o cara tenha pensado exatamente em comparar o negro ao macaco, mas é inegável que o macaquinho, no filme, faz o papel do nativo brasileiro, do primeiro a manter contato com o homem branco - que aqui chega de navio para nos trazer a sua "civilização". Não acho que a animação seja ruim - é boa! Mas também achei que ilustrar o povo brasileiro como um animal exótico foi uma saída de péssimo gosto, desnecessária e deselegante.

arabealli disse...

Se o gringo entrou com o preconceito, me coube entrar com a ignorançia, pois não entendi nada do vídeo do moço. O que ele quiz mostrar, a versão da música que ele usou, as cores escolhidas, o carangueijo, as estrelas, as cordas de violão, o navegante, o macaco, o bar, a bebida..., nadica. Não entendi nada mesmo! Nem bonitinho o desenho eu achei. É muita ignorançia..., né não??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...