quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Foi ele o presidente mais popular

Em época de estreia de "Lula, o filho do Brasil", vale lembrar algumas músicas feitas para um presidente que ao mesmo tempo em que ganhou fiéis seguidores, conquistou eternos desafetos. Para uns, o Pai dos Pobres. Para outros, Ditador. Populista, Getúlio foi certamente um dos presidentes que mais rendeu músicas.

Em 1956, a Mangueira desfilou com um belo samba de Padeirinho, chamado "O Grande Presidente". Nem mesmo o pouco tempo transcorrido anos após o suicídio de Getúlio foi suficiente para dar o título à Mangueira, que ficou em terceiro lugar.

O Grande Presidente


Também Noel Rosa de Oliveira, em 1952, compôs para a Unidos do Salgueiro o samba-enredo "Homenagem a Getúlio Vargas".A verdade é que existem mais algumas gravações sobre Getúlio Vargas. Entre elas a marcha-rancho Gegê, feita em 1931 por Getúlio Marinho e Eduardo Souto.

Na década de 1930, também foi feita "A menina presidência", por Cristóvão de Alencar e Nássara, que cantava a possível permanência de seu Gegê em 1937, época em que foi decretado o Estado Novo. A música começa citando a cantiga de roda "Terezinha de Jesus". Para ouvi-la, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...