segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Disco da semana: Flauta Maravilhosa - Altamiro Carrilho


Este é, sem dúvida, um dos grandes discos de choro. Em 1997, ganhou o Prêmio Sharp como melhor disco instrumental. Talvez, este seja o melhor registro de choro lançado nos últimos dez anos. Nele, o virtuoso Altamiro Carrilho mostra que nem só de samba e choro é feita a sua música. Prova disso são as músicas “Frevinho Carioca”, que como o próprio nome diz, vem carregada de elementos típicos do ritmo pernambucano. Um pouco menos evidente é a presença do forró na música “Forró n°1”.

Mas Altamiro não busca inspirações somente em ritmos populares. Com ele até grandes nomes da música clássica caem no choro. É mais ou menos o que acontece com a música “O Eterno Jovem Bach”, cuja história bastante curiosa eu peguei do site Brasileirinho: "Num bar da Alemanha, Altamiro Carrilho e Johann Sebastian Bach estão sentados a uma mesa, cada um com seu canecão de cerveja, conversando animadamente. Certa hora, o flautista brasileiro resolve falar ao mestre alemão sobre o choro, que, em suas palavras, deu origem aos demais “42 ritmos genuinamente brasileiros registrados pelo maestro Guerra Peixe, fora os 25 que os baianos inventam todo dia”. Bach mostrou-se vivamente impressionado com tudo isso, e quando Altamiro lhe revelou sua intenção de aproveitar fragmentos de músicas de Bach em uma composição, o mestre não se fez de rogado:

- Está tuto muito bem, pode usar meus músicas no seu chorrô!

É assim que Altamiro explica o nascimento de sua composição “O Eterno Jovem Bach”, a partir dessa autorização obtida em sonho."

O Eterno Jovem Bach


Músicas:
Agarradinho (Altamiro Carrilho)
01- O Eterno Jovem Bach (Altamiro Carrilho)
02- Prelúdio Pro Voltaire (Altamiro Carrilho)
03- Chorinho do Rodrigo (Altamiro Carrilho)
04- As Andorinhas de Campinas (Altamiro Carrilho)
05- Contatos Imediatos (Altamiro Carrilho)
06- João Teimoso (Altamiro Carrilho)
07- Bem-Te-Vi Tristonho (Altamiro Carrilho)
08- Frevinho Carioca (Altamiro Carrilho)
09- Forró N°1 (Altamiro Carrilho)
10- Batuque N°1 (Altamiro Carrilho)
11- Momento Musical N°1 (Altamiro Carrilho)
12- Flauta Chorona (Altamiro Carrilho)
13- Momento Musical N°2 (Altamiro Carrilho)

Baixe esse disco no Cajibrina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...