quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ao "Mais Querido"

São inúmeros os sambas que tratam de futebol. É como se as duas culturas mais populares do país se unissem. E o resultado dificilmente fica ruim. A bola da vez é uma composição de Wilson Batista e Jorge de Castro, que fala do Flamengo. "Samba rubro-negro" foi feita na década de 50. O príncipe Roberto Silva gravou em 1955, ano em que o "mais querido" conquistou pela terceira vez consecutiva o campeonato carioca. Três nomes foram essenciais nessa conquista: o meio campo Rubens, o volante Dequinha e o zagueiro Pavão. Não à toa, são os homenageados no samba.

Ouça na voz de Carlinhos Vergueiro


Flamengo joga amanhã, eu vou pra lá
Vai haver mais um baile no Maracanã
O mais querido tem Rubens, Dequinha e Pavão
Eu já rezei pra São Jorge pro Mengo ser Campeão

Pode chover, pode o sol me queimar
Que eu vou pra ver
A Charanga do Jaime tocar
Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar
Quando o Mengo perde eu não quero almoçar eu não quero jantar

Em 1979, João Nogueira, outro flamenguista roxo, gravou no disco "Clube do Samba".


Só que dessa vez, o trio exaltado era outro: Zico, Adílio e Adão. Com um arranjo diferente, João também inovou ao colocar a torcida do Mengo na gravação:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...