terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Os desenhos de J. Carlos

José Carlos de Brito e Cunha foi grande chargista, ilustrador e designer gráfico. Entrou para a história e ficou conhecido somente como J. Carlos.

Seus trabalhos apareciam em grandes revistas do início do século XX, época em que começou a se destacar. Entre as revistas que publicaram seu trabalho estavam a Careta, O Malho, e Para Todos. As duas últimas, que foram dirigidas em um período pelo próprio J. Carlos podem ser conferidas aqui. Entre suas figuras mais retratadas estavam os políticos da época, os sambistas e os foliões.

Veja o que diz o site dezenovevinte sobre os traços do cartuista: "J. Carlos desenhou durante o primeiro e segundo quartel do séc XX, contribuindo para imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo em publicações como Careta, O Malho, Para Todos, entre outras. Seu desenho era livre do sfumato dos tempos da litografia, bulindo com dinamismo. Uma rapidez e limpidez de traço que risca do cabelo à ponta do pé, serpenteando o contorno que dizia tudo, e tudo caracterizava. Dotado de refinamento, ao mesmo tempo que ia para o grotesco tinha bom humor, e, quando necessário, um toque profundo".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...