quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O motivo de um reinado

A homenagem desta quarta do ensaio é Gonzaguinha. Sua obras tomarão emprestadas as voz de seu filho Daniel Gonzaga no "Ensaio", da Tv Cutura. O programa vai ao ar ainda hoje, às 22h10, e e é apresentado pelo já lendário Fernando Faro. Outro nome também será lembrado Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. E é por esse motivo o post de hoje:



"*(...)Luiz Gonzaga foi o principal difusor da música nordestina pelo Brasil afora. Junto com seu parceiro, o advogado Humberto Teixeira, Gonzagão deu mais importância ao acordeom e ao chapéu de couro. Em 1940, já havia participado do programa de calouros apresentado por Ary Barroso, na Rádio Tupi, cantando Vira e mexe. Foi um sucesso. No ano seguinte, gravava seu primeiro disco pela Victor, gravadora em que permaneceu boa parte da carreira.

Somente em 1946 é que revolucionou os caminhos da música ao lançar o baião, um novo gênero para o mercado. O ritmo era uma estilização do que Gonzaga ouvira na sua infância. A música de lançamento, feita junto com Teixeira, se chamava Baião e ensinava o ouvinte não só a dançá-la, como a aderir à novidade:

Eu vou mostrar pra vocês
como se dança o baião
e quem quiser aprender
é favor prestar atenção


Baião foi gravada pelo conjunto vocal Quatro Azes e um Coringa, com acompanhamento do próprio Gonzaga na sanfona. O ritmo ficou no auge até meados de 1952, quando o samba-canção se destacou e começou a roubar a cena. (...)"

Veja O Rei do Baião participando do filme Hoje o Galo Sou Eu, de 1958. E esbanjando pose ao cantar a música "Olha a Pisada"




Saiba mais sobre o Roda Viva de hoje.

*(por pura preguiça) o trecho foi retirado de um trabalho meu e da amiga Mariana Romão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...