quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A autenticidade do samba

O samba é um estilo diferenciado. Não me refiro a melodia e nem me apego a teorias musicais, até porque me falta o conhecimento sobre. Digo isso pois a maioria dos ritmos, tem o palco como o acontecimento maior. É onde os músicos dão o melhor de si e também onde a platéia cria uma grande expectativa.

Já o samba tem toda a sua essência aflorada na roda, e os bons grupos de hoje em dia sabem disso. É lá que sambas e sambistas esquecidos, e sem qualquer espaço na mídia, são resgatados e exaltados. Ao contrário de shows, na roda a "platéia" tem um papel um pouco diferente, ela interage com o conjunto quase que em 100% do tempo. Assim não fica uma coisa separada, o palco é aqui e platéia é ali, vira tudo uma coisa só.

É por isso que se você gosta de samba, mas ainda não foi em uma roda deve ir. Só assim é possível entender porque ele transcende a simples classificação de ritmo musical. Segue abaixo algumas dicas de onde curtir uma boa roda em São Paulo.

- Todo sábado a tarde no Ó do Borogodó com Inimigos do Batente

- Projeto Anhanguera dá Samba - Toda última sexta do mês os Inimigos do Batente recebem um convidado de peso no Clube Anhanguera (Rua dos Italianos, nº 1.261- Bom Retiro. Telefone: 3361-1799. A partir das 19h00 com roda de choro. Ingressos: R$ 10,00)

-Rua do Samba Paulista - Todo último sábado do mês (Horário: 13 às 17h.
Local: Rua General Osório, ao lado do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.)

-Projeto Nosso Samba

-Samba de Terreiro de Mauá

-Núcleo de Samba Cupinzeiro

- Bar O Patriota (bar do alemão)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...