segunda-feira, 28 de março de 2011

Disco da semana: Gafieira Jazz - Paulo Moura e Cliff Korman - 2006

Sei lá porque Paulo Moura não virou uma espécie de Pixinguinha dos nossos tempos. Talento para isso ele tinha de sobra. Era considerado o maior clarinetista do mundo, pô! E o mundo, por onde ele viajou, ouviu muito mais Paulo Moura do que o próprio Brasil.

Sua obra, de mais de 40 álbuns, é pouquíssimo conhecida por aqui. Inclusive esta pérola da fusão do jazz com a música brasileira que ele gravou em 2006, quatro anos antes da sua morte, com o pianista e professor Cliff Korman.



Alma brasileira


O texto do catálogo da Rob Digital dá mais detalhes do disco:

"Gafieira Jazz é uma compilação de dois álbuns gravados na Itália, frutos da parceria entre um dos maiores instrumentistas do Brasil e um importante artista do jazz americano: Paulo Moura (saxofone/clarineta) e Cliff Korman (piano). O primeiro álbum é “Mood Ingênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington”, que nasceu de um sonho de Paulo no qual os compositores Pixinguinha e Duke Ellington – que nunca se conheceram na vida real – se encontravam e dialogavam por meio da música. Em "Gafieira Jazz", encontra-se a tradução que Paulo e Cliff fizeram, em Duo, deste suposto diálogo entre os dois compositores. No segundo álbum, “Gafieira Dance Brasil”, Paulo e Cliff formaram um quinteto junto aos músicos David Finck (baixo), Paulo Braga (bateria) e Mestre Zé Paulo (cavaquinho), e tocaram clássicos em que o ouvinte desfruta dos mundos paralelos das gafieiras e do improviso jazzístico."

Faixas
1. Alma brasileira
2. Mulatas
3. 1x0
4.Tarde de Chuva
5. Manhã de Carnaval
6. Pedacinhos do Céu
7. Noites Cariocas
8. Sozinha
9. Saxofone, porque choras


Baixe este disco no Um que Tenha. Veja vídeos, fotos e um riquíssimo material sobre Paulo Moura no site oficial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...