domingo, 11 de novembro de 2007

São Pixinguinha

"Só quem morre dentro de uma igreja
Vira Orixá, louvado seja Senhor
Meu santo Pixinguinha"
(Moacyr Luz / Paulo César Pinheiro)

Alfredo da Rocha Vianna Jr., ganhou o apelido Pixinguinha de uma junção de duas palavras. Pizidim, que significa "pequeno bom" e Bixiguinha, referente a uma doença (varíola) contraída que ocasionou marcas em seu rosto.

Pixinguinha era o típico sujeito boa-praça. Diz a história que certa vez voltando de uma apresentação, foi abordado por três ladrões que, ao reconhecê-lo, desistiram do assalto. Feliz pelo ocorrido, Pixinguinha convidou os assaltantes para uma cerveja que durou a noite inteira e foi paga com o dinheiro recebido pela aprensentação na noite anterior. No final ele ainda disse: "Querem algum para a passagem?".

Como diz a letra de Moacyr Luz e PCP, Pixinguinha morreu dentro de uma igreja, vítima de um infarto fulminante no dia 17 de fevereiro de 1973 quando tinha ido batizar o filho de um amigo, que já tinha adiado várias vezes em função do seu estado de saúde debilitado. Ao saber da notícia da morte do mestre do choro, segundo Moacyr Luz, a Banda de Ipanema, que saía pelas ruas na época do carnaval, passou a tocar continuamente o que talvez seja seu maior sucesso: o choro Carinhoso. No dia 23 de abril, aniversário de Pixinguinha, é comemorado o dia nacional do choro.


Pixinguinha com Altamiro Carrilho e Garoto --- Carinhoso



Som de Prata --- Moacyr Luz

Memórias Musicais - CD 9 - Pixinguinha - Vol. 2 (2002)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...