quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pra cantar samba se precisa muito mais...

"Não, não basta ter inspiração,
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais,
Samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais"


Já disse mestre Candeia que o samba, apesar de ser de todo povo brasileiro, não é para ser cantado por qualquer um. Para cantar samba não é necessário uma bela voz, mas isso não quer dizer que elas não sejam bem-vindas, vide o grande Jamelão que é dotado de uma potente e belíssima voz ou até mesmo o Formigão Cyro Monteiro, que também integra este time.
Para que a canção seja bem cantada deve se entender a essência do samba, cantá-lo como se voz saísse do coração, talvez seja por isso que no samba seja um dos poucos ritmos em que os melhores intérpretes nem sempre são os melhores cantores. Exemplos não faltam: Nelson Cavaquinho com sua voz "lixada" dava um tom especial de melancolia às suas composições, mais recentemente encontramos Paulo César Pinheiro dando o recado com sua voz rouca e forte, o próprio Cartola que definitivamente não possuía uma bela voz, porém não há quem o interprete melhor do que ele mesmo. O samba também aceita vozes suaves como a do elegante Paulinho da Viola ou a de seu parceiro Eduardo Gudin dando ao estilo a merecida nobreza que lhe é de direito.
Acho que é por isso que sempre deve-se buscar a interpretação do autor da música, pois só ele saberá o que realmente significa e cantará cada verso com um sentimento que só ele pode imprimir. Como já dito neste próprio post o samba é música do povo, e é por isso que ele se permite que seja cantado tanto pelos sóbrios, quanto pelos embriagados, pelos mendigos e pela elite, homens e mulheres, basta que quem esteja fazendo lhe de o devido respeito e tente deixar a emoção se sobressair sobre a razão.

3 comentários:

Diário de Bordo Ká e Zic disse...

Concordo em gênero, número e grau com o artigo e acrescento que pra interpretar um samba dançando o mesmo é necessário perceber a sua essência e não deixar que a mesma se perca, é preciso sincronizar todos os elementos, a melodia, a voz e os movimentos...( que é mais a minha praia do que cantá-lo, embora eu às vezes arrisque uma cantoria neh Mendes.. rs )
Beijinhuss

Parabénss pelo blog Menditooo

Juliano Coelho disse...

Cara metido a cantar bem, muitas vezes, exagera na interpretação e deixa o samba um pouco over. Eu gosto é do cartola desafinando fininho. Cantar bem não é o imprescindível e algumas vezes não é nem bem vindo.

Anônimo disse...

CANTAR SAMBA NAO E SIMPLISMENTE CANAR E SIM SE BOTAR NO LUGAR DA MUSICA E TER A VONTADE DE DIZER A TODOS APENAS O QUE A MUSICA QUER DIZER E SEMPRE FAZER ISSO COM ALEGRIA POIS POR MAIS TRISTE QUE O SAMBA SEJA ELE SEMPRE DEVE SER CANTADO COM ALEGRIA POIS NA HORA DE COMPOR COMPOSITOR ESTA TRISTE MAIS NA HORA DE MOSTRAR SEUS SENTIMENTOS ELE ESTA ALEGRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...