segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Para Americano Ouvir

Angenor de Oliveira sempre vendeu samba, mesmo antes de ser conhecido como Cartola. Aliás o apelido veio por conta de um “chapéu-coco” (como ele mesmo afirmou) usado para que o cimento não caísse em seus cabelos. Aliás, Angenor não trabalhou apenas como ajudante de pedreiro. Também foi pintor de paredes, vigia de prédio e contínuo de repartição pública. Não só isso, quando foi descoberto por Sérgio Porto, o conhecido Stanislaw Pontepreta, na década de 50, Cartola lavava carros e não andava muito bem de saúde. Depois disso, sua vida não melhorou muito, mas Cartola começou a trilhar o caminho como o principal poeta de Mangueira. Muitos sambistas gravaram composições suas. Francisco Alves, o rei da voz, era cliente habitual dos sambas de Cartola. Aliás, Chico sempre se deu ao luxo de comprar canções e, muitas vezes as raptava para sua autoria.

A passagem de Cartola por uma gravadora demorou a acontecer. Em Agosto de 1940, Leopold Stokowski diretor musical da Orquestra da Filadélfia, Leopold Stokowski, interessado na música brasileira, contatou o maestro Heitor Villa-Lobos. A idéia de Stokowski era registrar a mais legítima música popular brasileira. O disco foi lançado pela Columbia Records e seria apresentado em um congresso pan-americano de folclore, mas que nunca aconteceu.
Villa-Lobos resolveu atender ao pedido de seu amigo norte-americano. Contatou três sambistas: Donga, Zé Espinguela e Cartola. A partir destes, mais alguns foram contatados, Pixinguinha, Zé da Zilda, Jararaca e Ratinho, Luiz Americano entre outros.


Foram gravadas 40 músicas a bordo do navio Uruguay. E, selecionadas, formaram dois volumes. Dessas, Cartola gravou “Quem Me Vê Sorrir”. Foi acompanhado pelo compositor/violonista da Mangueira Aluísio Dias; um grupo de percussionistas da Mangueira incluindo Preguiça, China e Negro; e as pastoras da escola de samba, um coro feminino integrado por Neuma, Cecéia, Nadir, Ornélia, Guiomar, Nesilia e Neguinha.
Pelo samba, recebeu “um dinheirão”: 1.500 réis. Muitos sambistas morreram sem ouvir suas vozes no disco. Cartola só conseguiu ouvir uma vez.

Native Brazilian Music Vol. 1 e 2


Saiba mais em: Caçando Stokowski por Daniella Thompson

2 comentários:

Juliano Coelho disse...

Caralho! estou baixando já, vou deixar o batatinha esperando. isso parece ser mais raro.

Anônimo disse...

Acabei de ouvir o CD que baixei aí. Muito bom mesmo!!!

Postem mais discos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...