segunda-feira, 12 de novembro de 2012

12 de Novembro e o show que nunca aconteceu


Nem só de Paulinho da Viola vive o dia 12 de novembro. A data de hoje que marca os 70 anos de Paulo César Baptista Faria, também marcaria - se fosse vivo- os 71 anos de João Nogueira.

Agora veja como o samba, por mais belo e perfeito que possa ser, certas vezes acaba nos deixando na mão. Segundo o produtor cultural e sambista Didu Nogueira uma de suas ideia mais brilhantes, e que não foi colocada em prática, foi o show "12 de Novembro", que colocaria juntos, no palco, João e Paulinho.



As semelhanças eram suficientes para justificar a produção: os dois sambistas eram portelenses, nasceram no dia 12 de novembro, lá na certidão de nascimento consta como sobrenome o 'Batista' - tudo bem que no caso de Paulinho a grafia é 'Baptista'. E por falar em família, eram filhos de dois músicos brilhantes. A única diferença ficava por conta do futebol: João era flamenguista e Paulinho é vascaíno, mas no fanatismo, ambos ficavam iguais.

Ah, tem mais uma: os dois conviveram muito de perto com o mestre Cartola. Paulinho frequentou ainda jovem o Zicartola, enquanto João, durante uma temporada de shows com o ícone da Estação Primeira, foi o portador da notícia da morte do pai de Cartola.



"Eu, hein, Rosa!" Realmente, um crime do samba para conosco. Imaginem só, um show de Paulinho com João... Mas, são "coisas do mundo".

Ainda em tempo: o Vermute com Amendoim presta a homenagem, neste mesmo dia 12, a "Seu Delegado", presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, que nos deixou e foi sambar lá no céu. Essa é a nossa singela lembrança ao grande mestre-sala da Verde e Rosa. Axé! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...