sexta-feira, 15 de abril de 2011

O novo samba, um renovado senhor, brasil

Republico aqui um texto originalmente publicado no Jornal Tribuna Impressa e portal Araraquara.com, em dia 31/03/2011

O novo samba, um renovado senhor, brasil
O horário é nobre, nem atrapalha noveleiros e noveleiras de plantão, e caso o sono bata antes das dez da noite, se tem a chance da reprise nas manhãs dominicais, após a missa ou o culto das nove.

A emissora que detém, na TV aberta, uma das pouquíssimas opções de entretenimento, no que tange à cultura popular, é a paulista TV Cultura. Em sua grade encontramos dois insubstituíveis – programas e seus respectivos apresentadores, duas atrações maiorais e importantíssimas para o cancioneiro brasileiro.

Uma dessas atrações é, sem dúvida alguma, o Viola, Minha Viola, sustentáculo da música sertaneja de raiz, cujo sinônimo – e vice-versa – é a sua apresentadora Inezita Barroso, que, há não muito tempo atrás, se recusou a gravar um novo disco de modas de viola pois no estúdio de gravação se encontravam guitarra/contrabaixo/bateria para instrumentá-lo.

A outra atração é o Senhor Brasil, que vai ao ar todas as quintas-feiras às 22 horas, com reprise às 10 horas das manhãs de domingo. Esse programa é apresentado pelo impagável Rolando Boldrin, exímio contador de “causos”, ator, cantor, compositor mas, principalmente, um grande batalhador da MPB. Entre baladas rancheiras, calangos, chorinhos e sambas gravita o repertório magnífico de suas edições.

Para aqueles e aquelas que chegam ao final do dia sem pique para degustar um bom livro e, assim, se entregam ao aconchego dos sofás das salas de televisão, o único esforço que deverá ser exercido é o de se imunizar às luzes – pálidas – da programação global padrão. De repente, poderão repentinamente perder o sono embalado pelo tradicional plimplim e, de repente, acordarem os sentidos todos para prestar atenção num bandolim, numa flauta, numa cadência cativante de um bom samba de Noel, de Cartola, de Petróleo…Petróleo???Pois sim, esse é o nome de um sambista da nova geração paulistana, cria do subúrbio zona sul proletário de Santo Amaro.

Muitos amigos e amigas, ao nos encontrar, nos perguntam o que está havendo com a música popular brasileira, a qual aparenta não estar revelando mais ninguém nesse cenário. E o que tenho respondido a eles, e repercuto aqui, é que eles estão buscando essas revelações em fontes erradas, em fontes da cultura de massa, não da cultura popular. Há muita, mas muita gente boa, jovens e outros nem tanto, segurando a barra. Procurem em blogs como “Vermute com amendoim”, criado pelo Murilo, paulistano de 25 anos, amigo recente, e lá encontrarão várias novas atrações do samba. Se não tiver o hábito cibernético adquirido, é só ligar no Senhor Brasil, sempre surgirá um senhor samba novo, um Senhor Brasil novo…

Encontrei a pérola no blog do Teroca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...