segunda-feira, 4 de abril de 2011

Abre alas minha gente que a Noruega chegou


Quem me mostrou e me enviou esta pérola do nosso cancioneiro foi o Barão do Pandeiro. Um dos melhores pandeiristas e intérpretes que eu já vi.

O site trem de doido apresenta uma breve história sobre a música:

" 'Noruega, Gelo e Alegria', na estrutura, é um samba-enredo. Mas na verdade foi uma brincadeira do Luis Carlos Sá. Não sei se a versão que ouvi da história está correta, mas parece que um diplomata gaiato, que percebeu a brincadeira, comentou ao cônsul/embaixador da Noruega. Este, ao tomar conhecimento da "homenagem", teria procurado o "Doutor Pereira" para agradecer em nome do povo de seu país. O "Bom Doutor", ao se ver nessa sinuca, teve de fazer as maiores contorções para explicar o espírito da música. Por sorte era dotado de senso de humor o norueguês, tendo entendido direitinho, e contraído uma bela amizade com o "Bom Doutor". Diz a lenda que esse encontro gerou boas gargalhadas e acarretou no consumo de boas doses da melhor vodca....finlandesa. Se não foi bem assim que aconteceu, publique-se a versão."

Quem canta são "As Gatas".



Noruega, Gêlo e Alegria (Luiz Carlos Sá / Paulinho Machado)
A escola de samba Unidos de Oslo saúda a imprensa e o público em geral, e pede passagem!

Noruega, teus campos brancos de neve
Nos traz a mais feliz recordação
Dos momentos gloriosos
Inesquecíveis, heróicos
Da pesca do bacalhau, ô ô
Quem já viu o sol da meia-noite nascer
Pode nos dizer com mais razão, ô ô
Noruega, Noruega querida
Para sempre morarás no meu coração, Noruega
Baluarte da Europa Setentrional
Banhada pelo Oceano Glacial, ô ô
Teve em sua história grandes vultos
Reis, crianças e adultos
Que fizeram sua honra e tradição
As ardósias dos fiordes majestosos
As papoulas das falésias tão gentis
Ôo, ôo, ôo, ôo
Abre alas minha gente que a Noruega chegou
(diz, Noruega!)
Das planícies geladas e silenciosas
Partiram os temidos vikings
Navegando rumo oeste, mar afora
Descobriram a América antes da hora
Na bandeira o vermelho da coragem
O branco da pureza e o azul do imenso céu
Terra abençoada onde reside o bom velhinho
conhecido pela alcunha de Papai Noel, Noruega
Ôô, ôô, ôô
Abre alas minha gente
Que a Noruega chegou (bis)
(Noruega ou não é?)

Aqui para baixar.

4 comentários:

Artur de Bem disse...

Os melhores compositores do mundo!

Fazer um samba sobre Noruega????
Como diria o Silvio Luis: "Pelo amor dos meus filhinhos!!!"

haahhahahaha

Murilo Mendes disse...

Hahahaha mas hoje em dia tem cada enredo estranho por aí que eu não duvido nada que a Noruega fosse homenageada por alguma escola.

Fel Mendes disse...

Só vai ser homenageada se houver patrocínio do governo de Oslo.

makuma disse...

Pena, nao estou conseguindo baixar acho que o link espirou... Ora o bacalhau somente pode ser pescado na Noruega. Ainda hoje em dia os pescadores portugueses tem um acordo especial para poder pescar no mar da Noruega :)

O bacalhau tambem tem homenagem na trilha sonora funk de Beto Strada 0 Bacalhau, lol!

Ambos discos bem raros..

Araco e parabens pelo blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...