terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vermute recomenda: Capoeira de Besouro - Paulo César Pinheiro

Mais uma vez, Paulo César Pinheiro mostra porque ele é um dos compositores mais importantes da música brasileira. O disco Capoeira de Besouro é uma verdadeira aula. Não só pelas letras incontestáveis de Paulo, mas também porque cada faixa corresponde a um tipo de toque da capoeira. Além disso, como o próprio nome sugere, é inteiramente dedicado ao lendário capoeirista Besouro. Ele reúne as músicas que foram feitas originalmente para a peça Besouro Cordão-de-Ouro. Além da famosa Lapinha, feita para a Bienal do Samba de 1968. As palavras a seguir são do Diário de Pernambuco:

´O disco é muito simples. É um violão fazendo a harmonia e o resto é ritmo. São atabaques, berimbaus`, explica Paulo César. O mestre Camisa, um dos mais importantes capoeiristas do país, participa do álbum tocando berimbau gunga e ainda descreve cada toque no encarte do CD. ´O berimbau é o instrumento que rege e comanda a roda de capoeira. Através de seus diferentes toques, pode-se interpretar o tipo de jogo ou o comportamento mais adequado para cada momento. Existem os toques que sugerem a forma como o capoeirista deve jogar, como Angola, Benguela, São Bento Grande, Iúna. Há também os toques que indicam uma determinada situação, como Cavalaria que, no tempo da repressão, avisava quando a polícia estava se aproximando`, conta Camisa.

Uma da grandes responsáveis pelo disco foi Maria Bethânia, que conheceu as músicas num DVD amador da peça, provavelmente os mesmos vídeos que tem no youtube. Sobre as músicas, ela explicou ao Diário de Natal:

"O que eu tinha em mãos era algo muito representativo do Brasil caboclo, pelo qual sou apaixonada. Sou uma cantora popular que gosta de moda de viola, de samba de roda. Paulinho, dono de poética sofisticada, escreveu essa obra sobre a capoeira, que é de uma riqueza absoluta", elogia. A cantora diz que foi uma honra poder lançar o disco pelo seu selo, o Quitanda.

Toque de Benguela


Toque de Iúna

3 comentários:

Unknown disse...

Grande disco! Grande post! Só um toque: as duas músicas publicadas aqui estão repetidas. Ambas são o Toque de Iúna. PS: Em breve, entrevista com PCP no meu blog.

Murilo Mendes disse...

Ops... valeu o toque vou trocar.

abs

Murilo Mendes disse...

Agora sim! Arrumei.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...