quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tudo sobre Laurindo

Uma vez na prodígia lista de emails do grupo do Samba-Choro, a discussão foi quantos sambas existem citando o personagem Laurindo. Até que a pesquisadora Daniella Thompson resolveu definitivamente a questão:

Laurindo apareceu pela primeira vez em "Triste Cuíca" (Noel Rosa/Hervê Cordovil), gravado por Aracy de Almeida em 1935.

Herivelto Martins aproveitou o personagem em 1942, criando o samba "Laurindo" para o carnaval de 1943. O disco foi gravado pelo Trio de Ouro.

Depois surgiram "Lá Vem Mangueira" (Haroldo Lobo/Jorge de Castro/Wilson Batista), gravado por Déo em 1943;

"Quem Vem Descendo" (Herivelto Martins/Principe Pretinho), gravado por Trio de Ouro em 1943;

"Cabo Laurindo" (Haroldo Lobo/Wilson Batista), que Jorge Veiga gravou em 1945;

"Comício em Mangueira" (Wilson Batista/Germano Augusto), gravado por Carlos Galhardo em 1945;

"Conversa, Laurindo!" (Zé da Zilda/Ary Monteiro), gravado por Zé da Zilda em 1945;

"Às Três da Manhã" (Herivelto Martins), gravado por Aracy de Almeida em 1946.

Tem até um samba chamado "Laurinda" (Ary Monteiro/Arnaldo Passos/Newton Teixeira), gravado por Carlos Galhardo em 1944."

Reuni todas, exceto a "Conversa, Laurindo", que não encontrei, nesta pasta. Assim que encontrar o arquivo, adiciono. Logo menos também aparecerá uma capinha para a Seleção Vermute do dia.

UPDATE
"Desperta, Dodô" foi incluída aqui graças ao comentário de Pedro Nathan. O samba é de 1945, de Heitor dos Prazeres e Herivelto Martins, e foi gravado originalmente pelo Trio de Ouro.
Desperta, Dodô


UPDATE 2
Recebi um e-mail do leitor João Almeida, me alertando de mais um samba que tem o personagem Laurindo. Trata-se de "Sem Cuíca não há samba", composto por Geraldo Augusto e João Antonio Peixoto e interpretado por Isaurinha Garcia em 1942.


Sem Cuíca não há Samba



Alguém mais sabe algum samba em que o Laurindo apareça?

3 comentários:

Pedro Nathan disse...

Tem também outra do Herivelto e do Heitor dos Prazeres, chamada 'Desperta, Dodô!'. O nome do Laurindo também é citado ali. Essa música está no acervo do IMS (no espaço de busca, escreva: desperta dodo - sem acentos, pontuações ou maíúsculas).

Abraços,
Pedro.

Vinicius Leandro Terror disse...

Que maravilha!
Boa lembrança a do amigo aí de cima! Desperta Dodô foi gravada pelo Terreiro Grande. O original foi gravado pelo Trio de Ouro, se não me engano!

Bela postagem!

Abraços

Vinicius "Receita de Samba"

Evandro Gianasi disse...

Um fato interessante sobre esse personagem é que ele aparece no filme "Caídos do céu" (Luiz de Barros, 1946), interpretado pelo sambista Geraldo Pereira. No filme ele é um sambista que morreu e está conversando com Dercy Gonçalves, que faz um anjo. A música "Desperta, Dodô" faria parte do filme, mas foi cortada na época. Ouvindo ela aqui no post, me parece que fala da morte de Laurindo. É isso mesmo? Excelente post, embora esteja vendo somente agora, anos depois.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...