segunda-feira, 26 de abril de 2010

Disco da semana: Pixinguinha Sinfônico Popular - Orquestra Sinfônica do Recife


O texto abaixo foi retirado do encarte do CD, e foi escrito por Sergio Cabral, jornalista e biógrafo de Pixinguinha.

Foi num dos mais belos teatros do Brasil, o de Santa Isabel, de Recife, que a obra de Pixinguinha ganhou esta magnífica leitura de sua obra, feita pela Orquestra Sinfônica do Recife, sob a regência do maestro Osman Gioia e com a participação de um quinteto de sopros liderado pelo maravilhoso instrumentista Carlos Malta, além de outras participações importantes, como a do pianista Itamar Assiere e do bateirista Oscar Bolão.

Toda vez que vejo a obra do mestre Pixinga recebendo um tratamento tão precioso, lembro-me da sua reação quando, numa roda de choro, a música era brilhantemente executada e ele manifestava, com aquele jeitão de boêmio, sua aprovação com uma frase sempre seguida de uma risada dos instrumentistas: "Esta merece uma bebida". Infelizmente, ele não está mais entre nós para brindar o resultado, mas asseguro que cada uma das 10 faixas deste CD merece, no mínimo,
o nosso aplauso.

É bom que se diga que todas as músicas aqui apresentadas têm a assinatura de Pixinguinha não apenas na composição, mas também nos arranjos. Trata-se, portanto, de um puro Pixinguinha, que precisa ser mais conhecido, pois a gente lembra dele como compositor e instrumentista e acaba esquecendo de um lado importantíssimo da sua biografia: foi ele que, como arranjador, foi o primeiro a adornar nossa música com vestes realmente brasileiras. É que, na segunda metade da década de 1920, quando as gravadoras de discos começaram a recorrer aos arranjadores, grande parte das orquestrações era feita por maestros estrangeiros, que tinham muito boa vontade, mas faltava a eles certa familiaridade com o sotaque brasileiro. Quem introduziu esse sotaque na participação das orquestras foi Pixinguinha.

Este CD, portanto, além de nos oferecer a oportunidade de, mais uma vez, nos deliciarmos com a obra do mestre e entrar em contato com a excelente Orquestra Sinfônica do Recife e com os instrumentistas convidados, nos ajuda a concluir que o meu saudoso amigo e conhecedor profundo da nossa música, Ari Vasconcelos, tinha toda razão quando escreveu: "Se você dispõe de 15 volumes para escrever sobre a música brasileira, talvez seja pouco. Mas se dispuser do espaço de apenas uma palavra, escreva rapidamente: Pixinguinha".

Músicas:
1. Paciente
2. Marreco Quer Água
3. Querendo Bem
4. Parangolé
5. Lamentos
6. Dengoso
7. E Durma-se com um Barulho Desses
8. Assim É que É
9. Pula Sapo
10. Concerto de Bateria

4 comentários:

ROMA disse...

não tem link para baixar? parabéns pelo site! grande abraço BRUNO

Anônimo disse...

parabéns o blog é 10! agora responde cade o link para baixar?

Fel Mendes disse...

O povo pede, Murilo. Coloca esse aí.

Anônimo disse...

http://kickass.to/orquestra-sinf%C3%B4nica-do-recife-2009-pixinguinha-sinf%C3%B4nico-popular-t7818040.html

http://scantorrents2.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...