sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Som alumioso

Há algum tempo comprei na loja do SESC o CD do músico cearense Di Freitas. E devo dizer, que disco! Chamado “O Alumioso”, em referência ao escritor Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial, o CD dialoga com Suassuna quando cria uma arte erudita, a partir de elementos nordestinos.

Das 14 faixas, apenas duas não são de autoria de Di. Abrindo o disco, “Juazeiro” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e "Vaca Estrela e Boi Fubá" de Patativa do Assaré. De resto, tudo vem das diversas influências musicais, fruto das fitas K7 e dos vinis trazidos das viagens do pai. É o caso das seguintes músicas: “Cantigas de Mouro”, onde se nota uma sonoridade meio medieval, meio árabe. “Salsa com Baião”que como o próprio nome sugere, mistura o ritmo nordestino com o caribenho. “A Dança do Rei Negro”, com sonoridades do oriente médio. Além destas, destaco a animada “Segura o Coco” e “Flor de Algodão”, que conta com bela participação da cantora Juliana Amaral.

No entanto, o grande mérito do disco não são as misturas musicais (que são muito bem feitas), e sim o fato de que os arranjos bem colocados, que de certa forma, criam uma paisagem na nossa cabeça e nos transporta para a mesma.

Segura o Coco

Salsa com Baião

Flor de Algodão

Músicas:
1. Juazeiro (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira)
2. A Transfiguração do Alumioso (Di Freitas)
3. Segura o Coco (Di Freitas)
4. Cantigas de Mouro (Di Freitas)
5. Manduri, Jati, Cupira (Di Freitas)
6. Salsa com Baião (Di Freitas)
7. A Dança do Rei Negro (Di Freitas)
8. Descendo a Serra (Di Freitas)
9. Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré)
10. A Estranha Cavalgada (Di Freitas)
11. Lavras da Mangabeira (Di Freitas)
12. Flor de Algodão (Di Freitas)
13. Memórias do Boi Mansinho (Di Freitas)
14. O Alumioso Caririzeiro (Di Freitas)

Compre aqui esse disco.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...