quarta-feira, 11 de maio de 2011

Disco da semana: Garoto - Garoto - 1979

Como lembrou muito bem o amigo Lucas Nobile, "Há 56 anos morria um tal de Aníbal Augusto Sardinha. O gênio conhecido como Garoto." Multi-instrumentista, Garoto tocava violão, bandolim, cavaquinho, violão tenor, guitarra havaiana, guitarra portuguesa, banjo, violino, contrabaixo, violoncelo, piano e harpa.


Além disso era um baita de um compositor. Em apenas 40 anos de vida, fez pelo menos 220 música, algumas geniais e grande maioria acima da média. Como acontecia com todo músico talentoso, Garoto foi parar no rádio (ah, como era boa aquela época). Trabalhou na Ràdio Nacional, onde passou por alguns programas de peso, como o Um Milhão de Melodias.

Copio aqui um texto publicado no extinto blog "Loronix" (alguém sabe o que aconteceu?), que explica a origem deste disco:

"Com a decadência da Nacional, o acervo desta emissora (incluindo estes discos de acetato, partituras para orquestras, catálogos, etc..) foi guardado em péssimas acomodações. "Paulo Tapajós encontrou os discos dos programas da Rádio Nacional jogados num dos banheiros da emissora e empilhados no corredor como coisa imprestável" (Trecho extraido do livro Rádio Nacional, o Brasil em Sintonia- Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virginia Moreira). Não é difícil imaginar que muitos destes discos não tenham resistido a tanto descaso!

Em 1972 o que restou do acervo da Rádio Nacional foi transferido para o Museu da Imagem e do Som (MIS). Saroldi, em seu livro, diz que eram 40 mil discos, que ficaram inicialmente empilhados na sala mais tarde ocupada pelo acervo Jacob do Bandolim.

Em 1981 uma catástrofe! Um incêndio destruiu a sede do MIS. Mais uma remoção de todo acervo Paulo Tapajós, em 1979, extraiu daquele acervo as músicas que compõem este importante LP Garoto, lançado pelo MIS.

Conseguimos encontrar as datas em que algumas destas gravações,feitas no programa Um Milhão de Melodias, foram realizadas:
05 - Tico-tico no fubá, gravado em 29/11/1944 por Garoto (violão tenor) no centenário de apresentações daquele programa.
11 – Chinatown, my Chinatown, gravado em 12/07/1944.
12 - Chorinho do Ahú, gravado em 23/05/1945.
08 - Cavaquinho Boogie, gravado em 04/09/1952.
A música Duas Contas foi gravada no programa Música em Surdina em 11/06/1951."

Chinatown, my Chinatown


01 - Alma Brasileira (Radames Gnattali)
02 - Sons Carrilhoes (Joao Pernambuco)
03 - Benny Goodman no Choro (Garoto)
04 - Rato Rato (Casemiro Rocha / Claudionor Costa)
05 - Tico Tico no Fuba (Zequinha de Abreu)
06 - Duas Contas (Garoto)
07 - Amor nao se Compra (Bonfiglio de Oliveira)
08 - Cavaquinho Boogie (Garoto)
09 - Carinhoso (Pixinguinha / Joao de Barro)
10 - Relampago (Garoto)
11 - Chinatown, my Chinatown (Willian Jerone / Jean Schwartz)
12 - Chorinho do Ahu (Garoto)
13 - Nacional (Garoto)
14 - Sempre Perto de Voce (Garoto)
15 - Saudade de Iguape (Garoto)

Baixe no blog Toque Musical

4 comentários:

Don Oleari disse...

Murilo, me admira de que um garoto quinemquiocê tenha essa aptdão para a memória da nossa melhor cultura musical popular. Poxa, é dubarai esse seu resgate de um cara importante quinemqui Garoto
Valeu, garoto Murilo! Caras assim ajudam a salvar o melhor da nossa cultura popular.
Abração do Oleari, um véi admirador seu.

heralddo faskomy de sá disse...

inspirou muitos ( armadinho, dodô e osmar , jacob do bandolim, valdir azevedo mais foi inigualavel no talento e nas composições.. foi o cara da epoca heraldo faskomy de sá

Anônimo disse...

Boa tarde, amigos. Estou tentando ouvir todas as faixas do LP do Garoto e principalmente a música Duas Contas, porém toca insistentemente uma única faixa. Por favor, onde devo clicar para ouvir todas as faixas?
Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde, amigos. Estou tentando ouvir todas as faixas do LP do Garoto e principalmente a música Duas Contas, porém toca insistentemente uma única faixa. Por favor, onde devo clicar para ouvir todas as faixas?
Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...