segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Uma dicussão e Teresa

Da outra vez que comparei dois sambas (um cantado por Zeca Pagodinho e outro por Paulinho da Viola) não sabia que isso poderia render aqui mais uma das inúmeras seções aí ao lado. Mas comparando alguns outros sambas por aí, me dei conta de que há muitas coincidências no nosso cancioneiro. Uma delas entre "É preciso discutir", de Noel Rosa, e "Tereza da Praia" de Tom Jobim e Billy Blanco.

"É preciso discutir"




"Teresa da Praia"



A primeira, de Noel, foi gravada em novembro 1931. A de Jobim e Blanco, em 1954. Uma é samba, a outra bossa. Terminam aí as diferenças. A primeira semelhança é o formato: ambas foram gravadas em forma de duetos. E por duplas de sucesso, como é o caso de Mário Reis e Francisco Alves, e Dick Farney e Lucio Alves, que tiveram discos bem sucedidos cantando lado a lado.


Depois, a temática. Nas duas há uma discussão por causa de uma mulher. Na de Noel, um prólogo, além do próprio título, anunciam que vai rolar discussão. Na outra, porém, o ouvinte só fica sabendo que se trata da mesma mulher no decorrer da canção.

Para terminar, em nenhuma há um vencedor. Enquanto na primeira, a discussão segue, na segunda eles chegam à conclusão de que a Teresa jamais pertencerá a ninguém.

E aí, qual é melhor?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...