segunda-feira, 27 de junho de 2011

As preciosas fotos de Barão

O álbum de fotos que Barão do Pandeiro mantém e abastece regularmente no Facebook é um primor. Recheado de fotos raras, imagino que do seu vasto arquivo, tem imagens capaz de deixar pesquisadores de longa data de queixo caído. Uma delas, por exemplo, a foto da famosa casa da Tia Ciata. Muito se falou e até hoje eu nunca tinha visto uma imagem de onde nasceu o samba como conhecemos. Eis, então, graças a Barão do Pandeiro, que também é autor das legendas:


Casa da Tia Ciata. Rua Visconde de Itaúna 117. Nesta casa residiu Hilária Batista de Almeida,Yakekerê do Terreiro de João Alabá,festeira e u'as das líderes da Pequena África


A Praça XI-Anos 20 (Por Augusto Malta)




Paulo da Portela,Heitor dos Prazeres,Gilberto Alves,Bide e Marçal. Esta foto histórica reúne além dos quatro compositores,um grande cantor hoje infelizmente desconhecido pela maioria das pessoas. Gilberto Alves era carioca da Saúde,grande cantor,pode ser considerado o primeiro cantor a gravar samba-enredo,por sua gravação de "Natureza Bela".



O Alufá Zé Espinguela (José Gomes da Costa), foi o organizador do primeiro torneio de Sambas (não desfile).este torneio se relizou em seu Terreiro (no Engenho de Dentro),e teve como vencedores o Grupo de Oswaldo Cruz (futura Portela),Mangueira e o Estácio. Nesta foto (dos anos 40) ele samba ao lado de Anita Othero,que era a Rainha do Bloco Sodade do Cordão



Embaixada de Sambistas Cariocas chefiada por Francisco Alves.Sp/1939.A esquerda Heitor dos Prazeres,ao centro Francisco alves. Na primeira fila: Marçal e Tibelo (Tamborins),Bide (Omelê),Lorenço da Recreio de Ramos (Afoxê),Iôiô (Cuíca) e Lázaro (Pandeiro). Ao fundo de chápeu claro,Carmen Costa.



Marçal,Francisco Alves e Bide




Brancura (Sylvio Fernandes) à esquerda,na Casa de Detenção-1932




Bide (Alcebíades Barcelos) Bide foi um mestre do samba,compositor,ritmista formou com armando Marçal u'a dupla lendária,não só nas composições como no tamborim.Autor de clássicos como,Agora é cinza,Que bate-fundo é esse,Sorrir e Barão das Cabrochas,Bide foi tambem o inventor do surdo.



Nesta foto tirada numa festa nos anos 40 se vê: João da Bahiana,Bide,Bucy Moreira,Jamelão e a frente Nélson Gonçalves.

Para acessar o álbum de Barão do Pandeiro, clique aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...